Em comemoração ao aniversário de seis anos da Patrulha Maria da Penha, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene nesta quinta-feira (16). O evento aconteceu por meio de um requerimento do deputado estadual Neto Evangelista e contou com a presença de representantes dos poderes legislativo, executivo, judiciário e da Polícia Militar.
Para Neto Evangelista, a sessão solene foi uma forma de mostrar para a sociedade a importância do trabalho da Patrulha Maria da Penha no combate à violência contra a mulher.
“São seis anos de muita luta e desafios. É um reconhecimento justo àqueles que prestam um serviço importante no nosso estado. Ajudam mulheres sofridas, que muitas vezes são estigmatizadas de “apanha porque gosta ou porque querem”, quando na verdade, além de serem vítimas de um agressor, são vítimas também de um sistema que as colocam naquela posição”, pontuou o deputado.
Neto Evangelista destacou seu trabalho atuante em defesa das mulheres, informando sobre a destinação de emendas parlamentares para a causas como as que destinou para a Casa da Mulher Brasileira e também para a Patrulha.
“É importante reconhecer, mas sobretudo, apoiar e agir. Por isso, destinei emenda individual para aquisição de uma viatura para a Patrulha Maria da Penha. A Casa da Mulher Brasileira vai realizar ainda este ano, uma campanha de conscientização contra a violência doméstica e o feminicídio, com o recurso de emenda parlamentar de minha autoria”, disse.
O parlamentar acrescentou ainda que o poder público precisa dar força e coragem para os atuantes na causa. “Não nos calaremos no que diz respeito a este tema. Enquanto eu puder emprestar minha voz ao parlamento ou ao tribunal do júri, enquanto eu tiver voz representativa, as mulheres poderão contar com o meu apoio”, enfatizou.
A tenente coronel Edhyelen Santos, que é comandante da Patrulha Maria da Penha, agradeceu ao deputado Neto Evangelista pela homenagem.
“Gostaria de agradecer ao deputado Neto Evangelista, mais uma vez, que sempre foi parceiro, porque o trabalho não para, ele é contínuo, a Patrulha Maria da Penha ela não para. E eu vou contar um segredo, na época da pandemia, o deputado Neto, muitas vezes, deu cestas básicas para as nossas atendidas. Muito obrigada pelo seu apoio sempre”, agradeceu a comandante.
Neto Evangelista tem um amplo trabalho na luta do combate à violência doméstica e ao feminicídio. Como advogado, ele atua como assistente de acusação do Ministério Público no tribunal de júri. Além disso, como parlamentar, é autor de duas leis que já estão em vigor em todo o Maranhão.
A lei de n°11.354/2020 proíbe a nomeação de condenados pela lei Maria da Penha em cargos públicos no estado. A lei de n° 11.430/2021 determina a realização de campanha permanente de combate a violência contra a mulher em eventos culturais e esportivos do Maranhão.